segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

On the Road


Quando tinha uns 15 ou 16 anos, tive uma epifania: "Um dia eu vou morar sozinha." Achava o máximo ser uma mulher independente, dona do seu próprio nariz. Inclusive tracei planos, junto com outra amiga: "Primeiro vamos nos formar, depois arranjar um emprego legal, depois morar sozinha, arranjar um cara legal... " e por aí vai.
Quando estava com 26 ou 27, resolvi concretizar meus planos e anunciei: "Vou morar sozinha." Ouvi de tudo, desde "Que legal, vai ser ótimo pra você!", até o "Mas como você vai se virar sozinha?", ou o mais comum "Por que?". Resumindo a história, depois de conquistar o apoio familiar, que era o único que realmente importava, em 2004 comprei meu apê. Pequeno, cheio de problemas, velho, mas meu. E foi uma das melhores decisões que já tomei na vida. E só pra constar: me virei muito bem sozinha.
Hoje, me encontro com outra decisão polêmica: "Vou viajar sozinha". O mais engraçado é ouvir as reações das pessoas a essa frase: "Cara, você é mais louca do que eu pensava!", essa é a mais comum, seguida por: "Nossa, mas você não tem medo?" e por aquela mais antiga: "Por que?".
Bom, que eu sou louca eu já sabia (apenas os mais próximos sabem dessa verdade, não espalhe). Se eu tenho medo? Tenho muitos medos: será que meu inglês é suficiente? Será que as pessoas vão ser gentis comigo? Vou me sentir solitária? Como vou aparecer nas fotografias? Entre outras... Agora, por que estou fazendo isso? Simples, porque eu quero.
Porque adoro viajar. Porque aprendi que tenho que agarrar as oportunidades que a vida me dá. Porque quero conhecer lugares diferentes, pessoas diferentes, e perceber que o mundo não gira em volta do nosso umbigo. Mas principalmente, pra descobrir todas as Renatas que existem dentro dessa pessoa louca aqui.
Como diria Mark Twain: “Daqui vinte anos, você estará mais desapontado pelas coisas que não fez que pelas que fez. Então, solte as bolinas e navegue para além da segurança do porto. Deixe o vento te levar. Explore. Sonhe. Descubra”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário